Agenda Cultural PanaPaná

Confira a agenda cultural da PanaPaná.
Aqui você encontrará lives de contação de histórias, oficinas para as crianças, bate papos com autores.

Abril 2020

03 de abril - 9:30 | Live: Páscoa - Pessach com Nani Braun

Nani Braun

Assim me contaram , assim vos contei...

Duas celebrações distintas com igual significado. A Páscoa é a única...

Ninguém precisa abraçar uma religião, mas todo mundo deve saber o que cada feriado comemora, e o que significam os símbolos de cada um deles.

A palavra Páscoa vem do hebraico, Pessach. E ambas  significam PASSAGEM. Ambas dão nome à mesma celebração de duas crenças distintas, com o mesmo significado: Passagem da escravidão para a liberdade. Só tem uma pequena diferença... Para saber que diferença é essa, e também o que os ovos e o coelho têm a haver com tudo isso, fica o convite para a Live de Páscoa/Pessach pelo Instagram da Panapaná Livraria Infantil.

Com Nani Braun. Próximo sábado dia 03/04 às 9:30.

10 de abril - 9:30 | Live: Pergunte ao Paleontólogo com Luiz Eduardo Anelli

Luis Eduardo Anelli

Tudo com ele é bom! E se você quer saber o quê, "Pergunte ao Paleontólogo" em pessoa e venha dar uma espiada no que tem dentro da mochila dele: professor Luiz Eduardo Anelli.

... Evento que de infantil mesmo, só a linguagem super acessível desse cientista, pesquisador, viajor e escritor que é, além de tudo, mestre na comunicação com a galera em geral. Adultos e crianças de olhos cravados num papo cabeça (de dinossauro)!

Não vai querer perder essa excursão né? Dia 10/04 às 9:30, no Insta da PanaPaná Livraria Infantil!
Eu encontro vocês no acento ao lado! Ósculos e Amplexos!

10 de abril - 14:00 | Live: Guaraci - Vivências Indígenas

indio guaraci tupi

Guaraci Tupi Liderança: é artista e artesão indígena, junto a sua esposa Shislene, e são deles os instrumentos que estarão na PanaPaná neste mês de Abril.

Eles vivem na Aldeia Indígena Bananal Tekoá Pakowaty, localizada em Peruíbe SP.

Em suas duas Lives vespertinas, Guaraci fará uma demonstração dos instrumentos e, se o sinal via satélite da aldeia permitir, cantar canções das tradições de sua aldeia...

17 de abril - 09:30 | Live: Vanuza Kaimbé - Vivências Indígenas

Vanuza Kaimbé

Dia 17 às 9:30 - Vanuza Kaimbé: pertence a etnia Kaimbé, nasceu na Aldeia Massacará, na cidade de Euclides da Cunha, norte da Bahia.

Atualmente, mora na Aldeia Filhos Dessa Terra, uma aldeia multiétnica - que significa uma aldeia que tem indígenas de várias etnias - em Guarulhos na grande São Paulo.

Estudou em São Paulo - único estado da Federação que tem todas as especialidades médicas, e por isso aqui existe a Casa do Índio (Casai) - e se formou Técnica em Enfermagem e também Assistente Social.

Foi nossa primeira indígena a ser vacinada contra a Covid-19 (reportagens constam no Google).

Já trabalhou em casas de repouso, hospitais e também com a saúde indígena.

17 de abril - 14:00 | Live: Cacique Ubiratã - Vivências Indígenas

cCcique Ubiratã

Dia 17 às 14:00 - Cacique Ubiratã: é da etnia Tupi-Guarani Nhandeva, da Terra Indígena Bananal, Aldeia Tekoá Pakowaty, município de Peruíbe/SP.

Possui graduação em Formação Intercultural, Superior Professor Indígena pela Universidade de São Paulo (2008).

Membro do Núcleo de Educação escolar Indígena do estado de São Paulo (2020).

Atuou como professor coordenador do Núcleo Pedagógico (PCNP), da Diretoria de Ensino da Região de São Vicente, de 2016 à 2020.

Atualmente cursa mestrado pela Universidade Católica de Santos.

24 de abril - 09:30 | Live: Daniel Munduruku - Vivências Indígenas

Daniel Mundukuru
Dia 24 às 9:30 - Daniel Munduruku é da etnia Munduruku do estado do Pará.
Passou a infância entre a cidade e a aldeia, estudou, se tornou professor e é o maior nome da nossa literatura infanto-juvenil com temática indígena atualmente.
O escritor formou-se em Filosofia, é licenciado em História e Psicologia e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).
Muitos de seus livros receberam prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Jabuti, o Melhor Livro Infantil (Academia Brasileira de Letras), o Érico Vanucci Mendes (CNPq) e o Tolerância (Unesco), além do selo Altamente Recomendável (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil).

24 de abril - 14:00 | Live: Guaraci - Tupi Liderança - Vivências Indígenas

indio guaraci tupi

Guaraci Tupi Liderança: é artista e artesão indígena, junto a sua esposa Shislene, e são deles os instrumentos que estarão na PanaPaná neste mês de Abril.

Eles vivem na Aldeia Indígena Bananal Tekoá Pakowaty, localizada em Peruíbe SP.

Em suas duas Lives vespertinas, Guaraci fará uma demonstração dos instrumentos e, se o sinal via satélite da aldeia permitir, cantar canções das tradições de sua aldeia...