Benefícios da leitura para crianças autistas
É comum que crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentem dificuldades em aprender de formas tradicionais, isso ocorre, pois, seus cérebros processam as informações de maneira diferente do que o de crianças neurotípicas.
A dificuldade não está na aprendizagem em si, e sim na forma como ela ocorre. Durante a infância, transformar a leitura em uma atividade da rotina que também é divertida é importante para ensinar crianças com autismo a ler. ????
Confira agora três dicas para ajudar na alfabetização e no desenvolvimento de habilidades de leitura de crianças com autismo:
✨ Conecte a leitura à rotina: Crianças com TEA geralmente precisam ter uma rotina que garanta previsibilidade ao seu dia-a-dia. Para elas, é importante saber o que vai acontecer, quais serão as atividades do dia, e principalmente se haverá algo de diferente. Ler sobre atividades habituais pode ajudar a criança a interpretar o texto e associá-lo ao seu cotidiano. Por exemplo, ler um livro antes de dormir pode ajudar a criança a compreender que aquele momento é de descanso.
✨ Apresente temas de interesse da criança: Busque livros com temas que a criança mais gosta no momento. Se o pequeno gosta muito de trens, que tal ler com ele um livro que fale tudo sobre isso?
✨ Estimule diferentes sentidos: Cada criança aprende melhor de uma forma. Por isso, é importante buscar estímulos multissensoriais, porque pode ser que o pequeno aprenda mais usando a visão, ou então o som, e até mesmo o toque. Busque diversificar a leitura, seja por texto, imagem, audiobook, etc.
Fonte: Dentro da História
A PanaPaná pode te ajudar a encontrar os melhores livros para o seu pequeno! Navegue pelo nosso site para conferir.